Thursday, January 3, 2013

A hora certa, quase a hora errada


Em 1972 Emerson Fittipaldi se tornara o primeiro campeão mundial de Fórmula 1 brasileiro. Curiosamente, o primeiro grande feito de Emerson como piloto de automoveis foi ter se tornado campeão do primeiro campeonato brasileiro de Fórmula Vê, em 1967. A VW, que não se envolvera com a categoria, nunca pode se beneficiar dessa associação, nem em 1967, nem tampouco em 1972.

Emerson e seu irmão Wilson também foram responsáveis pela primeira grande vitória de um carro VW no automobilismo brasileiro, quando pilotaram um VW preparado por eles nas 12 Horas de Porto Alegre, batendo, além de um Corcel semi-de fábrica, pilotado por Pace e Bird Clemente, um grid cheio de Simcas, JKs, Gordinis e DKWs.

Segundo mencionei num post anterior, os kits VW se desenvolveram muito enquanto Interlagos esteve "dormente". Um piloto amigo que participou das 1000 Milhas de 1967 com um Fusca, me contou que o carro mal fazia 100 k m por hora no retão. Como os carros eram resistentes e não quebravam, vez por outra ainda conseguiam bons resultados.

No período 68-69, apareceram diversos protótipos com motorização VW, algo que continuou durante a nova década. De fato, em 1970, quando as corridas voltaram a Interlagos, a grande maioria dos carros tinha motorização VW, inclusive os protótipos. Carros com motores VW de até 2.200 cc foram desenvolvidos, embora na Divisão 3, a capacidade cúbica máxima era 1600 cc.

Mesmo os fuscas de 1600 cc provaram ser muito rápidos, vez por outra batendo Opalas e carros com maior cilindrada.

Em 1967 o envolvimento da VW numa categoria de monopostos não fazia muito sentido sob o ponto de vista de marketing. Só havia dois autódromos verdadeiros no país, Interlagos e Rio, e uma prova nas ruas de Niteroi gerou uma fatalidade. Entretanto, em 1973, quando foi anunciada a nova categoria, já existiam os autódromos de Interlagos, Cascavel, Curitiba, Tarumã e Fortaleza, com novos autódromos em via de ser inaugurados em Brasília e Goiania, alcançando diversas áreas do Brasil. Ao passo que em 1967 o país estava começando a se recuperar da grande recessão da época da revolução, em 1973 o país vivia os anos do propalado "milagre econômico".

Além disso, a TV em 1967 era bastante primária no Brasil. Já em 1973, o novo padrão Globo de qualidade elevava o nível não só desta emissora, como das outras. E o automobilismo, que segundo a QR era o segundo esporte predileto do público brasileiro no início dos anos 60, voltara a interessar as massas, entretidas com as vitórias de Emerson.

Nem tudo foi flores. Ninguém podia contar com a guerra no Oriente Médio em outubro de 1973, que afetou tremendamente o preço do petróleo, e o automobilismo de modo geral.

No Brasil, no primeiro semestre praticamente não houve corridas. Somente provas do Brasileiro de Divisão 1, e provas dos campeonatos paulista, paranaense e gaúcho foram realizadas. Esperava-se que a Super-Vê começasse logo no primeiro semestre, porém, como o resto dos campeonatos brasileiros, a coisa ficou em compasso de espera.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami 

No comments:

Post a Comment